quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O dragão e a libélula (por Rebeca Fidelis Horta)


Antes de começar a postar, sinto que devo explicar o nome desse blog.

Conta uma lenda indígena que no mundo antigo existiam dragões e que esses dragões conviviam no mundo, em harmonia e cooperação com os humanos.
Certo dia, começaram a perceber que eram mais fortes e começaram a alimentar uma ânsia por poder. Na busca pelo domínio, começaram a subjugar os humanos, a matar, a ameaçar.
E então, veio dos deuses a decisão: ensinaram a grande lição de humildade a esses seres fortes e orgulhosos. Transformaram todos os dragões em libélulas. Primeiramente, os dragões sofreram muito, mas depois foram percebendo que assim, pequenos, apenas insetos impotentes, voavam para todos os cantos com liberdade, enfeitando a vida com cores e formas perfeitas, podendo se esconder quando quisessem.
Com essa descoberta, veio a humildade, e foi então que descobriram a maior das lições: uma libélula voa ainda mais alto que um dragão, voa aos céus, até os deuses, em humildade e com paciência. Um vôo livre e leve.
É por isso que a tradução de libélula em inglês é "dragonfly". Dragon - Fly, dragão inseto, ou, o vôo do dragão.
Sempre me identifiquei profundamente com essa lenda. Muitas vezes derrubada, sempre me levantei, e, a cada tombo, me levanto ainda mais rumo aos céus, vôo longe e alcanço as estrelas.

Segue abaixo, a letra de uma música que escrevi em 2003:

O vôo da libélula

Queria amar,
Queria cantar, la la iá la iá...
Resolvi começar,
aprendi a amar:
Comecei a viver,
comecei a dizer,
comecei a sentir.
E então eu pedi:
Vem comigo para sempre,
porque a vida é música:
Seja triste, seja alegre,
no caminho se encontra
músicas, cores e tantas belezas...
E quanto às tristezas,
a gente deixa pra tras.
A gente olha pra frente,
a gente aprende a ter paz.
A gente aprende a amar
e o melhor:
aprende a ser sozinho se precisar,
aprende a não ser,
por ser melhor assim...
Vem comigo,
vamos pra vida,
vamos juntos,
sempre unidos...
Assim que sabe,
só encontraremos paz

Copyright (Todos os direitos reservados)

2 comentários:

  1. Continue sempre a voar cada vez mais alto....

    ResponderExcluir
  2. Curioso... vc usou a libélula no seu blog e eu usei o dragão no meu... sem saber. Ainda não trabalhei nele, mas ta lá pra possíveis vontades de dizer qualquer besteira.

    Um beijo imenso e o desejo eterno de que vc alcance o olimpo, psiquê-libélula...

    PS: vôo agora é voo... rs...

    ResponderExcluir